segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Você conhece a Alfarroba?

Essa matéria da Karine Mendanha explica muito bem o que  é a alfarroba...será que ela pode tomar o lugar do chocolate?...será?

Nome científico: Ceratonia siliqua L
Nativa da Costa do Mediterrâneo, a Alfarroba (do árabe al karrub),  é uma vagem, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. É comercializada  na forma de pó. Além disso, é muito utilizada para substituir o cacau  na produção de chocolates.


É considerado um alimento saudável e de alto valor nutritivo. A alfarroba contém vitamina A, vitamina B1, B2, niacina, cálcio, ferro e magnésio . Contém elevada concetração de açúcares, quantidade insignificante de lipídios e baixo valor calórico.


Estudos recentes mostraram que a alfarroba tem grande quantidade de fibras solúveis, proporcionam retardo na absorção de glicose, redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade), diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo e proteção contra o câncer de intestino.

Além do mais, possui elevado potencial antioxidante, que auxilia no combate de radicais livres e doenças degenerativas.


 Na gastronomia, a alfarroba é usada para produção de chocolates, bolos, sobremesas, crepes e bebidas. Sendo utilizada  também nas indústrias alimentícias e farmacêuticas na produção de gomas e espessantes.




Em 100gramas de alfarroba em pó:
Quantidade (g)Energia (Kcal)Proteína(g)Carboidrato(g)Lipídios(g)Fibras(g)Sódio(mg)
1003800892,660


REFERÊNCIAS:
BEM ALIMENTADOS. Alfarroba. Disponível em: http://www.bemalimentado.com/Alfarroba.php. Acesso em: 29 nov. 2010.

ALFARROBA CURITIBA. Composição química. Alfarroba. Disponível em:http://www.alfarrobacuritiba.com.br/alfarroba-em-po.html. Acesso em: 29 nov. 2010.

INSTITUTO DE METABOLISMO E NUTRIÇÃO. Alfarroba. Disponível em:http://www.nutricaoclinica.com.br/201008031054/nutricao-clinica/alfarroba-voce-conhece-origem-valor-nutricional-e-sua-utilizacao. Acesso em: 29 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário