segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Soja preta!

Muito interessante este artigo da nutricionista Giuliana Bastos Esteves, sobre a soja preta, vale conferir e aderir!


A soja preta é um excelente aliado à saúde, rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para benefícios que serão descritos abaixo: 

- Emagrecimento 

A casca da soja preta tem um fitoquímico, a antocianina. Estudos comprovaram que essa substância age nos adipócitos (células de armazenamento de gordura no corpo) ajudando na produção de uma substância que queima a gordura armazenada nessas células e reduz a síntese de novos ácidos graxos e colesterol, provocando o emagrecimento. 

- Inibidor de fome 

A farinha da soja preta tem alto teor de fibras responsáveis por dar saciedade. 

- Aumenta a disposição 

É rica em proteína, substância essencial para transportar as vitaminas no corpo, combatendo a fraqueza e a anemia. 

- Evita doenças 

A isoflavona é antioxidante e, portanto, anticarcinogênica. As antocianinas previnem o câncer de mama e também ajudam a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhoram os valores de HDL (colesterol bom), amenizando o risco de doenças cardíacas, como infarto e trombose. O zinco combate gripes e resfriados, pois melhora o sistema imunológico. Além disso, as fibras solúveis previnem contra diabetes e auxiliam na redução triglicérides. É também rica em cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos e dentes. 

- Previne rugas 

As isoflavonas e as antocianinas são antioxidantes, ou seja, agem contra os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento da pele. 

- Combate a TPM e sintomas da menopausa 

Assim como a soja amarela, a preta também possui isoflavonas, que aliviam a tensão pré menstrual e também os sintomas da menopausa. 

A farinha de soja preta pode ser acrescentada à sucos, iogurtes, vitaminas, pães e bolos. Na forma de grãos, pode ser utilizada cozida como feijão, em sopas ou saladas. 

Além da soja preta, outros alimentos possuem anticianina, como açaí, cranberry, amora, cereja, cascas da uva roxa e jabuticaba.


Referência: www.nutrigiuliana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário