quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Caralluma Fimbriata será retirada do comércio

Informação super importante, nesta última segunda-feira dia 20/12/10, a Anvisa proíbe a comercialização da Caralluma Fimbriata tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia. Ficaremos aguardando novas resoluções. Abaixo, a publicação da Anvisa.




A Agência Nacional de Vigilância Sanitária vai intensificar o alerta à população sobre os riscos de consumir produtos de origem e efeitos desconhecidos que são comercializados sob a alegação de promover o emagrecimento.

A Anvisa informa que até o momento nenhum produto que contenha em sua composição a Caralluma Fimbriata

Por essa razão, uma resolução da Agência publicada nesta terça-feira (21/12) no Diário Oficial da União suspendeu a importação da Caralluma Fimbriata, além da sua fabricação, distribuição, manipulação, comércio e o uso em todo o território nacional.

A medida de suspensão de uso da Caralluma Fimbriata é diretamente dirigida à população, a quem a Anvisa recomenda que abandone o consumo desse produto, cuja composição não foi analisada pela Agência e que, por isso, são desconhecidos os efeitos adversos que podem trazer à saúde humana.

A primeira ação da Anvisa em relação às falsas alegações do produto de propriedades relacionadas a emagrecimento foi tomada no dia 3 de maio deste ano, com a publicação da Resolução RE 1992/2010, que proibia a propaganda de insumos anunciados como “naturais” e com propriedade capazes de acelerar a perda de peso, entre eles a Caralluma Fimbriata.

A resolução desta terça-feira da Anvisa amplia o que previa a RE 1992/2010porque  permite que, a partir de sua publicação, as equipes das vigilâncias sanitárias dos estados e dos municípios possam ir aos estabelecimentos comerciais e às farmácias para retirar o produto da prateleira.

Nesta visita de fiscalização, as formulações que contêm Caralluma Fimbriataserão isoladas pelos fiscais em embalagens que ficam lacradas até que a Agência conclua o processo administrativo sobre a presença dessa substância no mercado brasileiro.

Confira a resolução na íntegra. encontra-se regularizado no país, tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia.


Fonte: http://portal.anvisa.gov.br/



segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Soja preta!

Muito interessante este artigo da nutricionista Giuliana Bastos Esteves, sobre a soja preta, vale conferir e aderir!


A soja preta é um excelente aliado à saúde, rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para benefícios que serão descritos abaixo: 

- Emagrecimento 

A casca da soja preta tem um fitoquímico, a antocianina. Estudos comprovaram que essa substância age nos adipócitos (células de armazenamento de gordura no corpo) ajudando na produção de uma substância que queima a gordura armazenada nessas células e reduz a síntese de novos ácidos graxos e colesterol, provocando o emagrecimento. 

- Inibidor de fome 

A farinha da soja preta tem alto teor de fibras responsáveis por dar saciedade. 

- Aumenta a disposição 

É rica em proteína, substância essencial para transportar as vitaminas no corpo, combatendo a fraqueza e a anemia. 

- Evita doenças 

A isoflavona é antioxidante e, portanto, anticarcinogênica. As antocianinas previnem o câncer de mama e também ajudam a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhoram os valores de HDL (colesterol bom), amenizando o risco de doenças cardíacas, como infarto e trombose. O zinco combate gripes e resfriados, pois melhora o sistema imunológico. Além disso, as fibras solúveis previnem contra diabetes e auxiliam na redução triglicérides. É também rica em cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos e dentes. 

- Previne rugas 

As isoflavonas e as antocianinas são antioxidantes, ou seja, agem contra os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento da pele. 

- Combate a TPM e sintomas da menopausa 

Assim como a soja amarela, a preta também possui isoflavonas, que aliviam a tensão pré menstrual e também os sintomas da menopausa. 

A farinha de soja preta pode ser acrescentada à sucos, iogurtes, vitaminas, pães e bolos. Na forma de grãos, pode ser utilizada cozida como feijão, em sopas ou saladas. 

Além da soja preta, outros alimentos possuem anticianina, como açaí, cranberry, amora, cereja, cascas da uva roxa e jabuticaba.


Referência: www.nutrigiuliana.com.br

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Você conhece a Alfarroba?

Essa matéria da Karine Mendanha explica muito bem o que  é a alfarroba...será que ela pode tomar o lugar do chocolate?...será?

Nome científico: Ceratonia siliqua L
Nativa da Costa do Mediterrâneo, a Alfarroba (do árabe al karrub),  é uma vagem, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado. É comercializada  na forma de pó. Além disso, é muito utilizada para substituir o cacau  na produção de chocolates.


É considerado um alimento saudável e de alto valor nutritivo. A alfarroba contém vitamina A, vitamina B1, B2, niacina, cálcio, ferro e magnésio . Contém elevada concetração de açúcares, quantidade insignificante de lipídios e baixo valor calórico.


Estudos recentes mostraram que a alfarroba tem grande quantidade de fibras solúveis, proporcionam retardo na absorção de glicose, redução no esvaziamento gástrico (maior saciedade), diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo e proteção contra o câncer de intestino.

Além do mais, possui elevado potencial antioxidante, que auxilia no combate de radicais livres e doenças degenerativas.


 Na gastronomia, a alfarroba é usada para produção de chocolates, bolos, sobremesas, crepes e bebidas. Sendo utilizada  também nas indústrias alimentícias e farmacêuticas na produção de gomas e espessantes.




Em 100gramas de alfarroba em pó:
Quantidade (g)Energia (Kcal)Proteína(g)Carboidrato(g)Lipídios(g)Fibras(g)Sódio(mg)
1003800892,660


REFERÊNCIAS:
BEM ALIMENTADOS. Alfarroba. Disponível em: http://www.bemalimentado.com/Alfarroba.php. Acesso em: 29 nov. 2010.

ALFARROBA CURITIBA. Composição química. Alfarroba. Disponível em:http://www.alfarrobacuritiba.com.br/alfarroba-em-po.html. Acesso em: 29 nov. 2010.

INSTITUTO DE METABOLISMO E NUTRIÇÃO. Alfarroba. Disponível em:http://www.nutricaoclinica.com.br/201008031054/nutricao-clinica/alfarroba-voce-conhece-origem-valor-nutricional-e-sua-utilizacao. Acesso em: 29 nov. 2010.