quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Acerte no vinho!

As doenças cardiovasculares (DCV) representam 30% de todas as causas de morte no mundo. A doença arterial coronariana (DAC) representa a 5ª causa de óbito em todo o mundo; para o ano de 2020 poderá ser a primeira causa de morte, caso não haja medidas preventivas desta doença.


A uva, o vinho e os produtos derivados da uva contêm grande quantidade de componentes fenólicos que agem como antioxidantes. O consumo desses flavonóides está associado ao risco reduzido de eventos coronários, e a ingestão de produtos da uva, incluindo vinho tinto e suco de uva roxa, inibe a agregação plaquetária. Em pacientes com DAC estas bebidas mostraram um efeito antioxidante potente, pois melhoraram a função endotelial, induziram a vasodilatação dos vasos arteriais e inibiram a oxidação do colesterol LDL. Essas propriedades antioxidantes são atribuídas à presença dos polifenóis na casca e sementes da uva.


Então, aí vão algumas dicas para acertar na escolha do vinho, vale lembrar que a recomendação é de um cálice por dia, não exagere! 


Algumas dicas práticas:
  • Vinhos Espumantes: combinam com sushi e sashimi, caviar, salmão defumado ou não, cozinhas picantes tais como mexicana, indiana, tailandesa, ostras, peixes defumados, mariscos.
     
  • Vinhos Brancos: mais delicados, combinam com carnes brancas, todos os tipos de peixes, massas e outros preparados com molhos mais leves, lagostas, camarão, frutos do mar, canapés,queijos mais suaves, legumes, suflês, saladas sem vinagre, quiches.
     
  • Vinhos Rosés: são menos fortes que os tintos, porém mais intensos e frutados do que os brancos. São versáteis e combinam com diversos pratos, desde que observados itens como corpo, acidez e intensidade do vinho e ingredientes do prato. Vão bem com salmão, massas,pizzas, paellas, massas e tortas de legumes, cozinha mediterrânea à base de azeite, frutos do mar, peixes e cozinha chinesa.
     
  • Vinhos Tintos: combinam com comidas com sabor acentuado como massas e carnes com molhos mais picantes, queijos maduros e fortes, vitelo, carnes grelhadas, cordeiro, frango, pato assado, pizzas e pratos bastante condimentados. Tintos mais leves e frutados como Pinot Noir e Merlot vão bem com pratos mais delicados, menos gordurosos;  já os tintos tânicos e pesados como o Tannat, Malbec e Cabernet Sauvignon são ótimas opções para carnes vermelhas com molhos suculentos, churrascos, caças.
Referências:
CHAVES, D. Harmonização: a arte de combinar vinhos e comidas. Belo vinho, 2010. Disponível em: <http://www.belovinho.com.br/artigo010.jsp>. Acesso em: 05 nov. 2010.
SiIRLEY JUNIOR. Harmonização Vinhos X Comida. Soffisticado, 2010. Disponível em: <http://soffisticado.com/gastronomia/harmonizacao-vinhos-x-comida-parte-iii>. Acesso em: 05 nov. 2010.
 GIEHL, Mara Rúbia; Bosco, Simone Morelo Dal; Laflor, Camila Maurente; Weber, Bernardete. Eficácia dos flavonóides da uva, vinho tinto e suco de uva tinto na prevenção e no tratamento secundário da aterosclerose. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 145-155, jul./set. 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário